O Gairosc é um programa que tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na Região Oeste de Santa Catarina.  

INFORMAÇÕES GERAIS:

Ano de Início2021 
DuraçãoPermanente 
Pólos de Atendimento PresencialChapecó, Xaxim e Xanxerê/SC 
Telefone(49) 99972-5091 
E-mailgairosc@imabe.org.br 
Coordenadora do ProgramaRosane Padova  

PÚBLICO ALVO:

O público alvo do programa é composto por migrantes em situação de vulnerabilidade social residentes nos municípios de Chapecó, Xaxim e Xanxerê, inicialmente, e na implantação plena do programa, o Oeste de SC, totalizando aproximadamente 10 mil pessoas. Com este programa estima-se um impacto indireto a 5 universidades, 12 mil acadêmicos, 8 municípios e a população em geral. Também farão parte do público cinco associações de imigrantes, três em Chapecó, uma em Xaxim e uma Xanxerê, podendo estender o apoio a outros municípios que também tem imigrantes.    

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA: 

  1. Implantar um centro de atendimento e acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade em cada um dos municípios atendidos inicialmente pelo programa;  
  1. Realizar eventos interculturais como feiras, seminários e campanhas locais e regionais;  
  1. Disponibilizar atendimento jurídico, psicossocial a imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas;  
  1. Promover cursos e atividades educacionais para aperfeiçoamento pessoal e capacitação profissional de imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas, inclusive com aprendizado da língua portuguesa; 
  1. Reunir as entidades anualmente para fortalecer o trabalho em rede; 
  1. Engajar o voluntariado no serviço de atendimento aos imigrantes.  

Você, imigrante ou refugiado, precisa de ajuda? Solicite um atendimento da nossa equipe!  

Formulário de Atendimento (Somente para quem precisa de atendimento (psicológico, curso de português, documentação, etc).

[ESP] Formulario de servicio – Solo para quienes necesitan asistencia (psicológica, curso de portugués, documentación…).

[FRA] Formulaire de service – Uniquement pour ceux qui ont besoin d’assistance (psychologique, cours de portugais, documentation…).

[ENG] Service Form – Only for those who need assistance (psychological, Portuguese course, documentation…).

Pesquisa de Situação Migratória. Deve ser preenchido somente por quem entrou irregular e está indocumentado.

[ESP] Investigación sobre la situación migratoria. Debe ser llenado solo por aquellos que ingresaron irregularmente y están indocumentados.

[FRA] Recherche sur la situation migratoire. Il ne doit être rempli que par ceux qui sont entrés irrégulièrement et sont sans papiers.

[ENG] Research on the migratory situation. It must be filled out only by those who entered irregularly and are undocumented.