O Esperançar é um programa social que tem como objetivo proporcionar uma formação diferenciada e integral visando o desenvolvimento e a sustentabilidade pessoal e comunitária, profissionalizando e promovendo as habilidades, competências, liderança e protagonismo das populações em situação de vulnerabilidade social da região do Planalto Norte Catarinense. 

INFORMAÇÕES GERAIS:

Ano de Início2019 
DuraçãoPermanente 
AbrangênciaTrês Barras e Canoinhas/SC 
Telefone(47) 9654-9983 
E-mailesperancar@imabe.org.br 
Coordenadora do ProgramaRosilei Mielke 

PÚBLICO ALVO:

Populações em situação de vulnerabilidade socioambiental, com foco nos jovens e nas mulheres, que residem na Região do Planalto Norte Catarinense, cuja renda mensal familiar seja de até 03 (três) salários mínimos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA: 

  • Promover espaços de arte e cultura na comunidade, buscando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, criatividade e atitudes por meios teórico-técnicos, culturais – artísticos, despertando para a iniciativas de empreendedorismo criativo, resgatando a autoestima e favorecendo a interação, integração social e afetividade; 
  • Oportunizar oficinas de capacitação e profissionalização de curta duração priorizando os jovens, as mulheres e desempregados.  
  • Oferecer oficinas teórico-prática sobre gestão, cooperativismo, economia solidária e de construção de soluções ambientais, novas tecnologias da informação, proporcionando conhecimento e despertando a criatividade para práticas alternativas de sustentabilidade, sobre consumo consciente, e a participação na construção de soluções para os problemas da comunidade, sobretudo para jovens e mulheres. 
  • Promover momentos de informação e conhecimento sobre direitos e deveres relacionados a várias questões sociais, ambientais e de protagonismo juvenil, direitos da mulher, ECA e sobre políticas públicas; 
  • Realizar ações voltadas para a comunicação interpessoal visando a melhoria de aspectos comunicativos e identificar potencialidades, vivências de grupo, no intuito de auto conhecer-se e reconhecer em si e na comunidade suas competências e capacidades; 
  • Promover espaços de Esporte e Lazer na Comunidade, realizando ações com o propósito de democratizar o lazer, o brincar, a recreação e as práticas esportivas para as populações das comunidades de periferia, favorecendo a cultura da inclusão e da tolerância e a qualidade de vida para todas as idades. 

O programa tem suas ações organizadas em ESPAÇOS, que são: 

ESPAÇOS ARTYCOM

Desenvolve oficinas e atividades artísticas e culturais na comunidade, promove desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, criatividade e atitudes de tolerância e respeito às diferenças de gênero, etnias e geracionais. Trabalha a autoestima, relacionamentos interpessoais, construção de projetos de empreendedorismo criativo, práticas de interação, comunicação e expressão corporal, liderança e trabalho em equipe, promoção e resgate de valores e saberes culturais regional. Trabalha informação e conhecimento sobre direitos e deveres relacionados a várias questões sociais, ambientais e de protagonismo juvenil, direitos da mulher, ECA e outros. 

ESPAÇOS METAMORFOSES

Oferece oficinas teórico-prática que capacitam e qualificam os beneficiados e suas atividades, sobre gestão, cooperativismo, economia solidária e de construção de soluções ambientais, novas tecnologias da informação. Desenvolve processos de identificação de competências individuais, de equipe, avalia competências potenciais e trabalha a liderança e o protagonismo. Informa e forma sobre noções de legislação, direitos e políticas públicas, comunicação interpessoal. Propicia a identificação dos sonhos dos participantes, construindo um projeto de vida a curto, médio e longo prazo com aspectos: pessoais, acadêmicos/estudos, profissionais e coletivos. 

ESPAÇOS VIDA EM MOVIMENTO

Promove espaços de Esporte e Lazer na Comunidade, por meio de oficinas e atividades de lazer, de recreação e diferentes práticas esportivas para as populações das comunidades de periferia. Trabalha também formação sobre qualidade de vida, cultura da inclusão e da tolerância, práticas de liderança e trabalho em equipe. 

Projetos executados pelo Esperançar: 

PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR CRIATIVO 

Ano: 2019
Abrangência: Canoinhas/SC
Objetivo: Oferecer formação diferenciada para jovens visando o desenvolvimento de habilidades e competências em empreendedorismo criativo e participação cidadã.
Público Atendido: 18 jovens de 15 a 25 anos, residentes nas regiões de periferia da cidade de Canoinhas, cujas famílias possuam renda média mensal de até 02 (dois) salários mínimos.

Resultados Obtidos:

  • Despertou nos adolescentes e jovens as capacidades de atuação e desenvolvimento de competências em empreendedorismo criativo, de compreensão da importância da autovalorização e reconhecimento do valor do trabalho criativo, por meio de um processo de multiaprendizagem;
  • Fortalecimento da convivência familiar e comunitária, pelo protagonismo dos jovens beneficiados e a sua participação cidadã. 

Registros:


PROJETO ESPERTAR

Ano: 2019 e 2020
Abrangência: Canoinhas/SC (região de atuação da Paróquia Santa Cruz)
Objetivo: Oferecer formação para lideranças comunitárias sobre os direitos fundamentais e as políticas públicas, na modalidade de multiplicadores, e a formação de equipe de escuta às jovens mães e mulheres chefes de família, em situação de vulnerabilidade social, para elaboração de diagnóstico.
Público Atendido: 328 lideranças comunitárias 

Resultados Obtidos:

  • 328 lideranças comunitárias capacitadas diretamente;
  • Participantes se tornaram multiplicadores;
  • Em torno de 3000 pessoas beneficiadas indiretamente – online

Registros: