A Associação de Projetos Socioambientais Madre Bernarda, também denominada de Instituto Madre Bernarda – Imabe é uma entidade privada sem fins lucrativos fundada em 2017 que atua como uma incubadora social, oferecendo formação em gestão, assessoria técnica e captação de recursos para as entidades e programas integrantes do Instituto. Ainda, executa e apoia projetos e programas sociais na área da educação, assistência social, saúde, cultura e meio ambiente. As ações do Imabe são alicerçadas em três eixos fundamentais: a aprendizagem com valores inclusivos, humanos e cidadãos; a autogestão dos sujeitos, visando a participação, a geração de renda e a autonomia por meio de qualificação e inovação profissional e foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social e de pobreza.  

Nossa missão, visão e valores

Missão:

Promover justiça social, inclusão e autonomia, desenvolvendo projetos inovadores e sustentáveis.

Visão:

Ser uma incubadora social com atuação nacional e internacional, comprometida e reconhecida pela sua credibilidade e eficiência na execução de projetos para os mais necessitados.

Valores:

Fraternidade; Qualidade das relações; Postura ética; Isonomia de gênero; Cuidado no desenvolvimento das ações; Alteridade; Cortesia; Paciência; Cordialidade; Criatividade; Simplicidade; Minoridade; Sabedoria; Serviço solidário; Respeito; Continuidade e Espiritualidade.


Nossa História – Marcos institucionais

  • 2017 – Fundação do Imabe

    No dia 13 de março de 2017 um grupo de voluntárias dos projetos sociais, formado por profissionais de diferentes áreas e as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora – IFMMA decidiram pela unificação de várias iniciativas sociais, com objetivo de somar esforços para superar a pobreza e fortalecer as minorias da sociedade, fomentando o protagonismo e a geração de renda. 

  • 2017 – Projeto Visual do Imabe

    Após criação do Instituto, em parceria com a Universidade do Oeste de SC, por meio do Curso de Design, foi desenvolvido o Projeto Visual do Imabe, baseado nos objetivos institucionais. 

  • 2018 – Curso de Formação de Voluntários

    Todos os voluntários e equipes de trabalho foram capacitados em oficinas de formação semanais para qualificar o trabalho desempenhado por cada membro junto ao público atendido. 

  • 2018 – Participação na EXPO FEMI (Xanxerê/SC)

    O Imabe elaborou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS do evento e em troca recebeu um stand para exposição de seus projetos e programas sociais e ambientais. Foi uma ótima oportunidade para divulgar as ações do Instituto, num evento com milhares de visitantes dos municípios da região da AMAI – Associação dos municípios do Alto Irani. 

  • 2020 – Participação do Processo Formativo do Programa Itaú Social Unicef

    O Imabe foi selecionado para participar do percurso formativo, que foi realizado durante 04 meses pela equipe técnica do Programa. Participaram do processo de formação os membros da equipe de gestão pedagógica da entidade e foi um importante marco para desenvolvimento de habilidades e competências na área de projetos com crianças e adolescentes. 

  • 2020 – Mudança para uma nova sede social 

    No final do ano de 2020 o Imabe mudou sua sede administrativa e também a sede de alguns programas para uma nova sede social, localizada no município de Xaxim/SC. O novo espaço é amplo, com várias salas para oficinas, cursos, reuniões, atendimento e também para a secretaria executiva do Instituto. Na parte externa possui uma área grande, a qual será utilizada para oficinas de qualificação profissional na área de medicina indígena, culinária e meio ambiente. O espaço é alugado das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, por um valor inferior ao valor de mercado, como forma de apoiar as atividades realizadas pelo Instituto. 

  • 2021 – Elaboração do Planejamento Estratégico Institucional Decenal – PED

    Construído pela equipe de gestão administrativa do Instituto, o PED tem por objetivo nortear as ações da entidade pelo período de 10 anos e definiu também a Missão e Visão institucionais.  

  • 2021 – Abertura de um bazar permanente na sede social – Bazar da Solidariedade

    Em abril foi aberto em espaço permanente junto a sede social um bazar para venda de roupas, calçados e cobertores como forma de captação de recursos para manutenção dos programas Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de SC, Vestindo Pequenos Brilhantes e manutenção da entidade.